Satélite Gaia, que fará mapa da galáxia, é lançado com sucesso. Satélite europeu foi lançado nesta quinta-feira a bordo do foguete Soyuz. Gaia terá como missão fazer um atlas tridimensional da Via Láctea. O satélite Gaia, um dos telescópios mais complexos da história da Europa, decolou nesta quinta-feira (19) com êxito do Centro Espacial Europeu de Kuru, na Guiana Francesa, a bordo de um foguete russo Soyuz. O lançamento foi feito às 7h12 de Brasília.
Observatório descobre a maior estrela amarela já encontrada
Corpo celeste tem tamanho 1.300 vezes maior que o diâmetro do Sol.Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO) fizeram a descoberta. O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira (12) que foi descoberta a maior estrela amarela já encontrada -- com tamanho superior a 1.300 vezes o diâmetro do Sol, o que a transforma em uma das dez maiores estrelas detectadas até o momento.
Cientistas identificam nova ameaça 'misteriosa' à camada de ozônio.
Quatro novos gases produzidos pelo homem estariam por trás de destruição de 'escudo natural' contra raios UV. Cientistas identificaram quatro novos gases de efeito estufa produzidos pelo homem que estão contribuindo para a destruição da camada de ozônio. Embora as concentrações atuais desses gases ainda sejam pequenas, dois deles estão se acumulando na atmosfera a uma taxa significativa. Desde meados dos anos 80, preocupações sobre o crescente buraco na camada de ozônio vêm restringindo a produção de gases clorofluorcarbonetos (CFC). Mas a origem dos novos gases ainda permanece um mistério, dizem os cientistas. Localizada na atmosfera, entre 15 e 30 quilômetros acima da superfície da Terra, a camada de ozônio tem um papel fundamental no bloqueio dos raios ultravioleta (UV), que podem causar câncer em humanos e problemas reprodutivos nos animais.


